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In God we trust. All others must bring data Os dados que você provavelmente não coloca em seu pitch

No mundo das startups, onde a inovação e a busca por soluções disruptivas são constantes, é essencial ter uma estratégia sólida para conquistar investidores e parceiros. A construção de um pitch deck eficaz é uma das etapas cruciais nesse processo. No entanto, é importante lembrar que, embora a confiança seja um aspecto importante nas negociações, quando se trata de apresentar uma proposta de negócio, dados concretos e verificáveis são fundamentais para convencer potenciais investidores.


"In God we trust. All others must bring data"


Esta citação, feita por W. Edwards Deming, refere-se principalmente à importância da medição e análise de dados ao fazer negócios. No Brasil, observo com frequência que muitas startups se baseiam em promessas e visões grandiosas, mas nem sempre conseguem traduzir essas ideias em números concretos.


Eu, particularmente, considero fundamental que toda promessa feita em um pitch seja acompanhada de dados.

Trazendo um pouco do meu background acadêmico, nenhum artigo científico sério consegue ganhar relevância se não tiver dados numéricos embasando seus resultados. São dados que afastam o viés da subjetividade humana (no caso do empreendedor) de uma realidade factual (que é do interesse do investidor).

Certo, mas em que situações específicas podemos agregar dados ao nosso pitch?

Seguem alguns dos principais exemplos que costumo citar em meus treinamentos e mentorias:


Na validação do problema:


Ao apresentar uma solução inovadora, você pode até demonstrar que o problema abordado é relevante e atual, mas é necessário ir além. É fundamental utilizar dados para comprovar que as pessoas estão dispostas a investir dinheiro na resolução desse problema. Pesquisas de mercado, estudos e estatísticas podem fornecer insights valiosos sobre a demanda e o potencial de monetização da sua solução.

Aqui podemos ver como a Open Heath, além de demonstrar a importância do problema com dados, também expõem que 90% do seu público alvo estaria disposto a investir na solução delas
Aqui podemos ver como a Open Heath, além de demonstrar a importância do problema com dados, também expõem que 90% do seu público alvo estaria disposto a investir na solução delas

Dados a respeito dos resultados que sua solução entrega:


A confiança dos investidores não se baseia apenas em ideias brilhantes, mas também em resultados tangíveis. Nesse sentido, o uso de dados que comprovem os resultados que seus produtos entregam. Se você promete produtividade, traga dados a respeito da redução de tempo, se você entrega segurança, traga dados que comprovem a redução de riscos, se você promete melhor experiência do usuário, traga dados que comprovem que sua ferramenta entrega os mesmo resultados com X% menos cliques ou tempo. Se você puder, seja o máximo criativo possível ao mostrar esses indicadores.


A PliQ escolheu fazer essa demonstração de resultados através de um case de sucesso. Resultados com dados são muito mais impactantes, principalmente quando vêm de grandes players
A PliQ escolheu fazer essa demonstração de resultados através de um case de sucesso. Resultados com dados são muito mais impactantes, principalmente quando vêm de grandes players

Dados financeiros:


Além de mostrar resultados específicos, é importante apresentar dados financeiros sólidos que comprovem a saúde do seu negócio. Isso inclui informações como faturamento, margem de lucro, ROI (Retorno de investimento), CAC (custo de aquisição do cliente), projeções financeiras realistas,crescimento do número de usuários, churn (taxa de retenção), LTV (Life Time Value) e quaisquer outros indicadores-chave de desempenho relevantes para o seu negócio. Os investidores desejam ter uma visão clara da viabilidade econômica da sua startup, e os dados financeiros são a base para essa avaliação.


dados portal vegano
Métricas de faturamento detalhadas do Portal vegano

dados portal vegano
O Portal Vegano Conseguiu demonstrar, e provar, com muita assertividade seu crescimento. Note que, pelo fato deles serem um Marketplace de produtos veganos, eles decidiram colocar ainda outros indicadores que também são relevantes para eles

Dados sobre a área comercial:


O objetivo aqui é destacar a excelência do seu processo comercial. Eu, pessoalmente, acredito que a maturidade da área de vendas é um dos principais impulsionadores do crescimento saudável de uma empresa. Para isso, sugiro que você forneça dados que demonstrem a eficiência do seu processo. Por exemplo, você pode apresentar a quantidade de clientes que são adquiridos através de cada canal de vendas, as taxas de conversão em cada etapa do funil de vendas e a distribuição dos clientes entre os diferentes canais de aquisição. Esses dados irão fortalecer a evidência de um processo comercial sólido e bem-sucedido.


De uma maneira muito original, a Furnit descreveu de maneira simples e intuitiva os diferentes canais de aquisição de clientes e o nível de retornos que cada um traz. Essa é uma ótima demonstração de como trazer dados, sem necessariamente apresentar números. Genial.
De uma maneira muito original, a Furnit descreveu de maneira simples e intuitiva os diferentes canais de aquisição de clientes e o nível de retornos que cada um traz. Essa é uma ótima demonstração de como trazer dados, sem necessariamente apresentar números. Genial.

Conclusão:


No competitivo ecossistema de startups, vender promessas não é suficiente para conquistar investidores e estabelecer parcerias duradouras. É necessário basear-se em dados sólidos para validar a importância da sua solução.


Além de transmitir mais credibilidade, trabalhar com dados auxiliará você a tomar decisões mais assertivas em relação ao seu produto e modelo de negócios. Os dados tornarão você um(a) empreendedor(a) melhor.


Portanto, não se limite a apresentar apenas promessas. Eleve o seu jogo e traga mais credibilidade através de dados.


Gostou dos pitches acima? Quer deixar o seu com o mesmo nível de qualidade? Fale com o Felipe.

Acesse também o Guia do pitch, material gratuito sobre como construir um pitch deck referência e também o pitchdesucesso.com.br para ter acesso a mais exemplos de pitches referências de diversos segmentos.


Um agradecimento especial a Open Health Brasil, PliQ | Unindo clientes e empresas ao redor do mundo., Portal Vegano e Douglas Favoretto por cederem seus pitches.

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