top of page

Elevator Pitch: Como se vender em 60 segundos

Atualizado: 1 de dez. de 2023


homem fazendo um elevator pitch


Com frequência, todos nós temos que explicar o que fazemos para outras pessoas, mas a pergunta é, você faz isso da maneira correta?

O elevator pitch é uma ferramenta poderosa para se vender em um curto espaço de tempo (até 60 segundos). É uma oportunidade de transmitir sua mensagem de forma clara e concisa, e de deixar uma boa impressão em potenciais clientes ou parceiros.

Em um elevator pitch, você deve destacar seus principais diferenciais, mostrar como pode agregar valor ao outro, e despertar o interesse na sua solução. Para isso, é importante ser pragmático e ir direto ao ponto. Ao final deste artigo, irei dar para você um script e também um prompt de ChatGPT para ajudar você a criar um elevator pitch de sucesso. Agora, vamos à discussão… Fale menos sobre você e mais sobre como você pode ajudar

Ao nos prepararmos para uma conversa, muitas vezes nos concentramos em transmitir nossas próprias conquistas e experiências. No entanto, o segredo para um Elevator pitch de sucesso está em focar nossa fala nos interesses da outra pessoa. Descobrir esses interesses pode ser mais simples do que imaginamos. Para isso, basta você começar a interação perguntando:

“Antes de eu começar, você poderia me falar mais sobre você?”

Embora seja tentador falar extensivamente sobre suas próprias conquistas e experiências, lembre-se de que o objetivo principal é demonstrar como você pode ser útil para o outro lado. Foque em como seus conhecimentos e habilidades podem resolver problemas específicos ou atender às necessidades do outro. Em suma, personalize seu pitch para cada pessoa que você conversar (isso exigirá um pouco de improviso). Cuide das entrelinhas: Cada frase deve ser estratégica Nem sempre as palavras que pronunciamos são as únicas que importam, muitas vezes, o que não é dito é tão importante quanto o que é. ara garantir que seu elevator pitch seja claro, é essencial criar uma lista de prioridades das informações que não podem ser deixadas de fora. Reflita sobre as seguintes perguntas para auxiliá-lo nesse processo:

  • O que me torna único?

  • Quais habilidades e conhecimentos que possuo que agregam valor ao meu setor?

Evite cair em afirmações amplas, como: "Nosso propósito é ajudar empresas a serem mais produtivas". Em vez disso, seja pragmático, específico e literal, como: "Auxiliamos empresas de médio e grande porte a reduzir o tempo gasto na emissão de boletos e notas fiscais". Cada frase deve ser estratégica. Você nunca conseguirá explicar tudo o que faz. Mas com o tempo, e com um pouco de criatividade, você será capaz de bolar frases curtas que dizem muito. Neste outro artigo falo sobre o quanto isso é importante em um pitch de investimentos. Traga exemplos de clientes (Com dados por favor) A etapa final do seu pitch é a oportunidade perfeita para citar um exemplo impactante de um cliente que você já atendeu e com o qual você obteve bons resultados. Personalizar esse exemplo, de modo que seja relevante para o interlocutor, agrega ainda mais valor à sua apresentação. Se você conseguir apresentar números e estatísticas que demonstrem o crescimento, a eficiência ou qualquer outro benefício tangível obtido, então você terá um pitch de sucesso. Como expliquei em um outro artigo: “Dados valem mais do que promessas” Seja Legal Em meus treinamentos com frequência abordo o tema das relações interpessoais (sim, existe toda uma área na psicologia para isso). Nele você aprende uma coisa muito simples: Como ser uma pessoa mais legal. Ser uma pessoa legal é estratégico: te abre portas, te ajuda nas negociações e te torna uma pessoa mais feliz. Para ser uma pessoa legal e demonstrar empatia, é necessário que você cumpra alguns pré-requisitos:

  • Fale sorrindo (muito importante)

  • Mantenha boa postura

  • Mantenha contato visual

  • Ressalte pontos importantes com a sua voz

  • Gesticule

  • Pratique a escuta ativa e demonstre que está prestando atenção ao que o outro fala, reagindo ao que é dito

  • Demonstre interesse sobre o que a outra pessoa diz a você

Parece fácil, mas não é. Quando dou uma capacitação em oratória demoro cerca de 4 horas para treinar os alunos em todos esses pontos e mais alguns outros. Mas a mensagem final é bem simples: Seja legal Pessoas legais são mais lembradas e fecham mais negócios. Fuja do padrão Ao final deste artigo eu irei dar um padrão de pitch para você (porque eu sei que é isso que você quer). E não se engane, padrões não são ruins. Uma vez que as pessoas já estão acostumadas com esse padrão de pitch tradicional, ao replicar essa estrutura que já é familiar, você está facilitando o entendimento da outra pessoa. No entanto, as pessoas que fazem pitches inusitados frequentemente são as mais lembradas: nunca vou esquecer de uma startup no Gramado Summit que fazia truques de mágica no meio da apresentação para atrair visitantes ao seu stand. Mas você não precisa ser um ilusionista para criar um pitch memorável. Às vezes, basta afastar-se um pouco do convencional e introduzir um elemento incomum no seu pitch de 60 segundos. Isso por si só faz toda a diferença. Seguem algumas sugestões que irão fazer você a transformar seu Elevator pitch padrão em um Elevator pitch de sucesso:

  • Storytelling emocional: Em vez de simplesmente apresentar fatos e números, conte uma história cativante que integre esses fatos e números a uma história.

  • Props visuais: Utilize objetos ou adereços visuais que complementem o seu pitch. Isso pode ajudar a ilustrar o conceito de forma mais tangível.

  • Metáforas criativas: Use metáforas ou analogias inusitadas para explicar a sua ideia. Isso tornará o conceito mais fácil de compreender e mais memorável.

  • Uso do humor: Um toque de humor bem colocado pode fazer com que o seu pitch seja mais agradável e marcante. No entanto, certifique-se de que o humor esteja alinhado com o público e o contexto da apresentação.

  • Demonstração ao vivo: Se possível, faça uma demonstração ao vivo do seu produto ou serviço durante o pitch. Isso cria uma experiência interativa e sensorial ao ouvinte.

O script do Elevator pitch (sem ChatGPT) Você pode usar a seguinte lógica para criar o seu Elevator pitch:

  1. Somos a (nome da empresa)

  2. Ajudamos (Público alvo)

  3. Que sofrem com (problema)

  4. Fazemos isso através (explicar solução)

  5. Já ajudamos no passado (citar exemplos de clientes - Opcional)

Um exemplo: "Somos uma empresa de [Citar área], que ajuda [nicho do cliente. Ex.: Restaurantes] a [citar a principal dor que resolvem. Ex.: Reduzir custos na cozinha] através da [citar maneira como executamos nosso serviço, Ex.: Estudo de fornecedores, otimização da produção]". Outro exemplo: “Somos uma empresa de engenharia, voltada para área de otimização da produção, que ajuda indústrias do setor de bebidas a reduzirem seus custos com manutenções. Fazemos isso através de um plano de controle de manutenções preventivas e preditivas. Nós conseguimos reduzir em média 10% do tempo de parada de algumas máquinas.” O próximo passo é você pegar esse script básico e incrementá-lo seguindo as orientações desse artigo. O script do Elevator pitch (com ChatGPT) Preparei um prompt de ChatGPT para que você elabore um primeiro esboço de pitch. Para você utilizá-lo, basta você substituir as informações abaixo Imagine subir em um elevador e ter apenas alguns segundos para impressionar alguém sobre o que sua empresa faz. Preciso que você escreva o Script de um bom pitch de elevador que deva durar no máximo 60 segundos, o script deve estar em português Brasileiro. Quero um pitch divertido e informativo. O pitch deve conter as seguintes informações: 1. [Nome da empresa] 2. [Público-alvo] 3. [Problema resolvido] 4. [Explicação da solução] 5. [Exemplos de clientes e resultados] Concluindo Agora que você conhece as estratégias para criar um elevator pitch de sucesso, chegou a hora de praticar! Sempre falo para meus mentorados ensaiar pelo menos 15 vezes, algumas na frente do espelho, outras diante da câmera e mais algumas diante de outras pessoas. Pratique e peça feedbacks, especialmente de quem já leu esse artigo. Compartilhe suas experiências nos comentários! Adoraria saber como vocês estão se saindo com seus pitches e se têm alguma dica adicional para compartilhar.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page