Hoje quero falar sobre um tema crucial: a diferença entre um bom pitch e um pitch que vence competições.
Acredite, existe uma grande distância entre esses dois.
Essa distinção vai muito além da simples transmissão de informações e requer habilidades específicas para garantir o engajamento e conquistar o público. Neste artigo, exploraremos diferentes elementos que podem transformar um pitch em algo extraordinário.
Oratória
Eu não poderia começar com algo diferente. Como palestrante de oratória e TEDx speaker, a experiência me ensinou que um bom pitch não é apenas sobre transmitir informações, mas também sobre como você se comunica.
Existem uma série de técnicas básicas que recomendo que você domine, entre elas: Contato visual, variação da entonação de voz, postura, gesticulação, uso da expressão facial e corporal.
É importante falar com clareza, projeção e entusiasmo, pois isso cativa a atenção do público e transmite confiança. E é claro, o ensaio. Sem a prática você não evolui. Quanto mais você ensaiar, melhor será seu pitch.
A banca não avalia apenas a sua ideia e o nível de maturidade do seu negócio, ela também avalia o empreendedor (a). Portanto, saber transmitir empatia e mostrar que é uma pessoa confiável e agradável, são características que irão aumentar consideravelmente suas chances de sucesso.
Frases curtas que dizem muito
A diferença entre um bom pitch e um pitch vencedor está na habilidade de transmitir uma mensagem poderosa com poucas palavras. Frases que dizem muito, mas de forma concisa, têm um impacto significativo. Você precisa capturar a essência da sua ideia, demonstrando seu valor único e diferencial, mas sem sobrecarregar seu público com informações excessivas. Lembre-se de que o seu pitch tem tempo limitado e as pessoas possuem uma capacidade de aprendizagem limitada, portanto, a capacidade de condensar suas informações é um talento valioso.
Inspiração
Um pitch vencedor vai além do aspecto informativo, ele é inspirador. Ele desperta emoções e faz com que as pessoas se conectem com sua visão. Ao compartilhar sua história pessoal e seu propósito de vida, você cria uma conexão emocional com o público. Lembre-se de que as pessoas se lembram das histórias que as tocam, então não tenha medo de mostrar sua paixão e sua jornada para chegar onde está.
Humor
Fazer uso do humor não é obrigatório, mas não subestime o poder do humor para atrair a atenção e criar empatia com seu público. Uma piada bem colocada pode relaxar a atmosfera, e até mesmo fazer com que as pessoas se lembrem mais facilmente da sua apresentação (o humor ajuda na aprendizagem). No entanto, lembre-se de que o humor deve ser utilizado de forma adequada ao contexto e ao público, evitando qualquer conteúdo ofensivo ou inadequado.
Dados
Por fim, não podemos esquecer do poder dos dados (Lembre-se: Em Deus nós confiamos,todo o resto deve trazer dados). Um pitch vencedor é embasado em informações sólidas, estatísticas e resultados tangíveis. Ao apresentar dados relevantes, você mostra que sua ideia é fundamentada e confiável. Isso gera confiança nos jurados, investidores ou qualquer outra pessoa que esteja ouvindo. Utilize gráficos, números impactantes e estudos de caso para reforçar a eficácia e a viabilidade da sua proposta.
Mas dá tempo de fazer tudo isso?
Sim, porém não é fácil. Para isso, será necessário utilizar toda a sua criatividade para condensar e criar uma narrativa na qual você realize todas as atividades mencionadas e ainda inclua as informações básicas de um pitch.
Quanto mais você praticar e repetir um pitch, mais perceberá quais informações são realmente relevantes e começará a pensar em estratégias para unir os slides, assim como identificar quais informações devem ser descartadas.
É um processo de muita observação, validação e tentativa. (Que você já deve estar familiarizado, se você é uma startup).
Considerações finais
Muitas vezes percebo que as startups, mesmo com pitches promissores, acabam perdendo a oportunidade de criar apresentações verdadeiramente excelentes. Fazer um pitch de excelência requer coragem para se afastar dos padrões das apresentações tradicionais, além de exigir muitos testes e observações.
Se você já possui um pitch sólido, talvez seja hora de dar o próximo passo. Essa etapa não é fácil, mas certamente abrirá diversas portas.
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